sexta-feira, 17 de junho de 2011

5.3 - Pesquisando na Wikipédia



Leitura


A leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons.
No início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando este símbolo gráfico com seu correspondente sonoro.
Para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora.Deste modo, a leitura nos insere em um mundo mais amplo, de conhecimentos e significados.

Vera Rottini


Fábulas


Meu tema escolhido foi fábula, pois  o mesmo é uma narrativa breve, em sentido amplo, de natureza simbólica, cujos personagens podem ser  animais, objetos e outros seres que pensam, agem e sentem como os seres humanos e sempre no final tem um lição de moral. Tem como função divertir e instruir.
        Acho muito interessante trabalhor com esse tipo de texto, pois os alunos ficam facinados e se prendem na leitura. Aproveito a lição de moral no final de cada fábula para trabalhar conceitos de comportamento, relação social, respeito, humanidade,  dentre outros.

Andréa Paula



Conto
        O conto é a forma narrativa em prosa de menor extensão, onde se resume toda a história causando ao leitor emoção pela leitura, ele   apresenta um grupo reduzido de personagens e um argumento não demasiado complexo, uma vez que entre as suas características aparece a economia de recursos narrativos.
É possível distinguir entre dois grandes tipos de contos: o conto popular e o conto literário.
O conto popular tende a estar associado às narrativas tradicionais que são transmitidas de geração em geração, oralmente (de “boca em boca”). O conto literário, por sua vez, está associado ao conto moderno. Trata-se de relatos concebidos por escrito e transmitidos da mesma forma. Apesar de a maioria dos contos populares não apresentarem um autor diferenciado, o caso dos contos literários é diferente, já que o seu criador costuma ser conhecido.
Jaqueline Molina

Parlenda
   Parlenda é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil de ritmo fácil que se fala rapidamente.
    Normalmente é uma arrumação de palavras que rimam entre si. Também chamada de trava-língua quando repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando problemas na dicção.
    As parlendas não são cantadas e sim, declaradas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.
   Maria Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário